Conceitos básicos de SEO

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Os motores de busca utilizam algoritmos, cada vez mais avançados, para ordenarem a posição dos resultados que mostram nas pesquisas feitas. Neste artigo vou explicar alguns conceitos básicos de SEO (Search Engine Optimization) e também alertar para o que nunca deve fazer para não vir a ser penalizado.

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Escolha as palavras-chave certas

A maioria dos motores de busca funciona basicamente da mesma forma: O utilizador insere uma ou várias palavras, o sistema filtra os melhores resultados que encontrar na sua base de dados, de acordo com os termos a pesquisar, e apresenta-os por ordem de relevância.

Todo o objetivo do trabalho em SEO é otimizar o seu site, para que este se posicione no topo dos resultados para as palavras ou frases relacionadas com o seu negócio.

Faça uma lista com os termos nos quais se pretende focar. Pesquise os mesmos e analise os atuais resultados. Este processo irá ajudá-lo a perceber quem são os seus concorrentes.

Quando tiver uma lista bem definida deve, portanto, guardá-la num ficheiro ou mesmo em papel. Isto será importante para posteriormente avaliar os resultados.

Estes termos em que se irá focar devem fazer parte destes três elementos da sua página:

  • Título da página – É um dos locais onde deve prestar mais atenção ao publicar uma nova página ou artigo. Este não deve ter mais 50-60 caracteres no total, pois é o limite que o Google mostra nos seus resultados.
  • Descrição da página – A descrição das páginas, geralmente composta pelo primeiro parágrafo de conteúdo, deve conter sempre alguma referência ao termo ou frase para o qual se está a tentar posicionar.
  • Conteúdo – O Google tenta sempre mostrar aos utilizadores os resultados que acredita responderem melhor às suas dúvidas. É essencial que este seja relacionado com o termo e consiga fornecer valor ao leitor.

Qualidade do conteúdo

Quando se diz que quantidade não é qualidade, neste caso, é literalmente. Copiar conteúdos de outras páginas da internet é, para além de ilegal, uma das piores ações no que diz respeito a otimização para motores de busca.

A lógica disto é muito simples. Caso existam dezenas de páginas com o mesmo texto, dessas o Google apenas mostrará uma nos primeiros resultados, a página onde o texto foi originalmente publicado.

A utilização abusiva de certas palavras é vista pelo Google como uma tentativa de manipular os resultados, o que poderá originar que seja considerado de baixa qualidade e, portanto, penalizado nos resultados.

Resumindo, mantenha-se focado em escrever conteúdos originais, que forneçam valor ao leitor e não demasiado em questões técnicas. Caso não tenha experiência acabará, provavelmente, por causar mais dano ao seu posicionamento.

Backlinks

As ligações de outro site ao seu são de extremo valor. O Google reconhece que se uma página é referenciada por um site autoritário, esta deve possuir algum valor relevante, melhorando assim a avaliação do site em termos gerais de posicionamento.

Mas atenção! Isto apenas funciona caso esses links surjam naturalmente. A compra de ligações em sites mais relevantes com o intuito de manipular os resultados de busca é também muito facilmente detetada. A Google afirma publicamente que este tipo de atividade é altamente desaconselhado pois, além de não acrescentar o valor esperado, pode acabar por prejudicar o site.

A melhor forma de obter backlinks é publicando artigos de elevada qualidade. Caso estes sejam devidamente promovidos, acabarão por ser partilhados em outros sites, comunidades, redes sociais, etc…

As ligações internas do seu site são, no entanto, de extrema importância. Por exemplo, caso o artigo que está a escrever ou editar faça referência a um outro assunto publicado no seu site, deve colocar um hiperligação para a mesma. Isto melhora a estrutura do site e facilita a navegação dos utilizadores.

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2 comentários em “Conceitos básicos de SEO

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