5 Ideias para ganhar dinheiro no Facebook

O sucesso do Facebook é resultado do valor que este trouxe para as pessoas. A possibilidade de comunicar facilmente com amigos, grupos de pessoas com os mesmos interesses e seguidores. Desde cedo que as empresas descobriram que podem utilizar o Facebook como uma ferramenta de trabalho. É uma excelente forma de comunicar com um grande número de pessoas, de forma rápida e segmentada. Assim, com uma estratégia apropriada e alguma criatividade, é possível começar desde já a utilizar o Facebook para ganhar dinheiro.

Neste artigo, vou colocar apenas algumas ideias que pode utilizar como base para iniciar o seu negócio. Devo desde já alertar que não existe nenhum método infalível nem nenhuma formula milagrosa que funciona sempre. A melhor solução é tentar, testar alterações/melhorias e implementar o que funciona melhor.

Tal como qualquer negócio, antes de começar, existem algumas coisas que deve definir. Tal como o público-alvo, quais serão as principais fontes de receita e qual o valor oferecido ao utilizador. Desta forma, ao ler artigos como este, conseguirá idealizar e implementar as ideias expostas de forma eficiente.

1) Venda de serviços em grupos

A interação dos utilizadores nos grupos do Facebook é cada vez maior. Sendo que todos os membros dos grupos têm por norma, pelo menos,  um interesse em comum, é fácil encontrar potenciais clientes para os seus serviços. Por exemplo, em grupos regionais de classificados, são publicados diariamente dezenas de pedidos de informação sobre serviços. Pessoas que procuram alguém com experiência em algo, mas que não têm conhecimento de ninguém que o faça. Desta forma, conseguem facilmente várias opiniões e recomendações.

Seja qual for for o serviço (canalização, pinturas, mecânica, informática, técnicos de reparações, por exemplo) basta procurar este tipo de oportunidades. Comente as publicações e envie uma mensagem privada a pedir o contacto telefónico. Ao prestar um serviço de qualidade, irá certamente ter clientes recorrentes e que o recomendarão a mais pessoas.

2) Criação de Páginas

Existem milhões de páginas no Facebook. Construir uma página de sucesso não é fácil, no entanto, com alguma criatividade e dedicação é possível criar uma enorme comunidade de seguidores. Se é iniciante em marketing de redes sociais, recomendo começar por partilhar a sua página com amigos e outros contactos no Facebook. Desta forma, construirá um publico base e terá ao seu alcance enormes quantidades de consumidores.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com as páginas do Facebook. Por exemplo, caso a sua página seja sobre tecnologia, pode entrar em contacto com lojas de informática para lhes vender publicidade. Com este tipo de serviço espera-se que ambas as partes tenham resultados positivos, portanto cobre valores realistas de acordo com o alcance da sua página e o retorno esperado para o anunciante.

Uma das melhores formas de rentabilizar as páginas no Facebook é a promoção de afiliados. Os afiliados são produtos ou serviços que lhe pagam uma comissão por cada venda. Caso encontre produtos para promover, relacionados com o tema da página, facilmente conseguirá as suas primeiras vendas.

3) Gestão de Redes Sociais

Fazer várias publicações por dia, responder a mensagens e a comentários é uma tarefa que exige bastante tempo. Os empresários e os pequenos negócios reconhecem a necessidade de se manter ativos nas redes sociais, porém, preferem dedicar o seu tempo e empenho no negócio propriamente dito. Esta é uma excelente oportunidade de criar um negócio escalável, visto que pode trabalhar em casa e estar constantemente à procura de novos clientes para este serviço.

Procure prestar sempre um serviço de qualidade para o cliente, pois a recomendação deste a outros negócios locais, poderá ser a chave para expandir a sua carteira de clientes.

4) Participe em Concursos

Os sites e as marcas estão constantemente a promover concursos nas suas páginas do Facebook. A participação é gratuita e geralmente não ocupa mais do que dois minutos do seu tempo. Mantenha-se atento e participe no maior número de concursos possível.

No caso de concursos que envolvam criatividade, como artes ou fotografia por exemplo, esta é também uma excelente forma de mostrar o seu trabalho a um vasto número de pessoas. Caso o seu trabalho seja reconhecido, poderão surgir oportunidades de negócio ou emprego.

5) Invista em Facebook Ads

As ideias anteriores não envolvem qualquer custo, no entanto, os resultados podem aparecer lentamente e o único risco associado é mesmo a perda de tempo. Caso tenha um produto ou serviço pronto a vender e procure resultados imediatos, o Facebook Ads é a plataforma que procura.

Ao investir dinheiro em publicidade no Facebook, tem a oportunidade de segmentar a quem o seu anúncio é mostrado. Seja pela idade, localização, profissão ou interesses. Desta forma, poderá testar vários tipos de segmentação e analisar quais os que lhe trazem resultados mais positivos.

O alcance do seu anuncio apenas é limitado pelo seu orçamento e limitações das características que colocar na segmentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *