9 Formas de ganhar dinheiro na Internet

Não é segredo que ao longo das últimas décadas a Internet se revelou uma excelente forma de ganhar dinheiro, no entanto, a maioria das pessoas julga que as oportunidades na Internet se limitam a lojas e outros negócios. Isso é uma ideia errada. Ganhar dinheiro online é simples e acessível a qualquer pessoa com um computador, ligação à rede e motivação!

Tal como em qualquer negócio “físico”, ao trabalhar na Internet o sucesso está dependente de factores como a qualidade, a rapidez e a promoção do produto ou serviço. Neste artigo vou colocar apenas algumas ideias e conceitos básicos que pode utilizar para ganhar algum dinheiro extra na Internet ou até mesmo tornar na sua ocupação principal.

Escrever e vender Ebooks

Caso tenha conhecimentos avançados sobre algum tema, esta é uma excelente forma de ganhar dinheiro. Ebooks técnicos, cursos e guias sobre temas específicos têm sempre procura pois tanto quem trabalha nessas áreas como quem se está a iniciar gosta de se manter actualizado sobre qualquer novidade que seja publicada.

Embora seja uma actividade potencialmente bastante rentável, é das que exige mais tempo e dedicação antes de ter a chance de obter qualquer retorno.

Para ganhar dinheiro poderá publicar o seu ebook em plataformas como a Amazon, o iTunes ou Google Play, por exemplo. Deve também planear uma estratégia para promover o seu trabalho, pois o mercado é enorme e é bastante difícil conseguir ganhar relevância sem recurso a publicidade.

Tradutor Freelancer

É fluente em uma segunda língua? Se procura trabalho e retornos rápidos esta é umas das melhores formas de ganhar dinheiro rápido na Internet. As empresas publicam diariamente milhares de ofertas para freelancers com trabalhos e o valor que pagam pelo serviço definidos. Após encontrar ofertas do seu interesse deve concorrer e esperar ser seleccionado.

Tal como em qualquer outro tipo de serviço deve tentar concluir as tarefas com o máximo profissionalismo possível pois irá assim conseguir construir uma extensa carteira de clientes.

Criar um blog

Se gosta de partilhar as suas ideias ou conhecimento, e tem gosto pela escrita, criar um blog é uma forma fácil e criativa de ganhar dinheiro na Internet. Antes de começar existem várias aspectos que deve pensar e planear, como por exemplo, se vai criar um blog pessoal ou informativo.

Para começar tudo o que precisa é de comprar alojamento web e domínio. Consegue facilmente encontrar ambos por menos de 20 euros por ano. Um investimento insignificante tendo em conta o potencial retorno de um blog.

Sugiro que utilize WordPress, o sistema de gestão de conteúdos mais utilizado no mundo. É extremamente seguro, fácil de utilizar e está constantemente a receber actualizações. Instale o template que preferir, configure as extensões que pretender utilizar e está pronto.

Caso seja inexperiente, deve aprender as noções básicas de SEO de forma a que o seu site apareça mais frequentemente no Google, resultando assim em mais visitantes e rendimentos.

A forma mais simples para começar a ganhar dinheiro com o seu site é o Google AdSense, a plataforma de anúncios da Google. Lembre-se de ler bem as regras ao candidatar-se ao programa, pois caso infrinja as regras poderá ser permanentemente bloqueado da plataforma.

Vender Fotografias na Internet

Os meios de comunicação, como jornais, revistas, sites e canais de televisão apenas podem publicar conteúdos licenciados. Caso seja apaixonado por fotografia e tenha uma colecção de imagens com qualidade profissional, esta é das melhores formas de construir ganhos passivos.

Após as suas imagens serem aprovadas em plataformas como Shutterstock ou iStockPhoto será geralmente pago de forma mensal por qualquer venda que ocorra.

Este é um mercado extremamente competitivo, portanto deve apostar em fotografias de qualidade superior de forma a destacar-se dos demais, e também em fazer envios regulares de forma a aumentar os ganhos.

Produção de Conteúdos

Se tem facilidade em redigir textos originais, é rápido a digitar e procura oportunidades constantes para ganhar dinheiro na Internet, escrever conteúdos para sites é uma excelente oportunidade.

Geralmente este tipo de serviço é pago por palavra e o valor varia bastante de acordo com a experiência. Caso seja novato e sem conteúdos publicados que possa mostrar a potenciais clientes, terá que praticar valores bastante baixos para conseguir entrar neste tipo de mercado. No entanto, terá assim mais facilidade em construir uma rede de clientes e adquirir experiência relevante. Com a experiência pode, e deve, definir os valores que considera justos pelo seu trabalho.

Criar Vídeos para o Youtube

O Youtube é um dos sites mais visitados em todo o mundo. É também uma oportunidade para ganhar dinheiro a longo termo de forma passiva. A estratégia básica é simples: escolha um nicho, produza vídeos de forma consistente e publique-os. Caso consiga construir uma boa base de seguidores e visualizações, poderá conseguir ganhar dinheiro de forma estável, até mesmo com vídeos publicados à vários anos.

Não pense porém que esta é uma estratégia para ganhar dinheiro de forma rápida. Construir um canal de sucesso no Youtube pode ser bastante demorado e complexo, devido à dimensão do site. Para se conseguir destacar terá que oferecer valor na qualidade dos conteúdos e na frequência com que os publica.

Criar Apps para Smartphones

De todas as formas de ganhar dinheiro online publicadas neste artigo, esta é a que exige mais conhecimentos técnicos. De qualquer forma, caso desenvolva uma aplicação realmente inovadora e útil, é também a que lhe irá trazer resultados mais rápidos, e possivelmente, de forma passiva.

Programar jogos e aplicações para smartphones requer uma extensa formação e conhecimentos avançados de informática. É no entanto, uma área com bastante potencial e interesse por parte das empresas. Pode desenvolver as suas ideias ou então vender o seu serviço de desenvolvimento, que resulta geralmente, em valores elevados devido aos conhecimentos técnicos necessários.

Vender como Afiliado

O mercado de afiliação é dos que mais dinheiro movimenta na Internet. Este tipo de estratégia consiste em divulgar e recomendar produtos e serviços. Em troca, recebe uma comissão por cada venda ou subscrição.

É bastante fácil iniciar este tipo de actividade. Deve no entanto, ter alguma experiência com marketing. Se tiver facilidade a encontrar clientes e a fazer a venda, poderá vender qualquer tipo de produto sem se preocupar com stocks, faturas, suporte, e afins…

Terceirização de Serviços

De acordo com as zonas geográficas, o valor dos serviços prestados varia drasticamente. Pode utilizar este conhecimento a seu favor prestando serviços em países onde o nível de vida é superior e contratando serviços de freelancers com um valor hora bastante inferior.

Tenha atenção à qualidade quando está a recrutar! Procure parceiros que executem com profissionalismo os serviços a que se comprometem. Sendo que é você que está a vender o serviço, é o seu nome que fica associado aos resultados.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *