Como ganhar dinheiro no Youtube

O Youtube é dos websites mais visitados em todo o mundo. É também uma plataforma que permite milhares de pessoas ganhar dinheiro suficiente para que essa seja a sua atividade principal. Embora essa seja uma meta bastante difícil, certamente não é impossível. De qualquer forma, é uma excelente oportunidade para qualquer pessoa poder ganhar dinheiro extra com os seus vídeos, conteúdos, tutoriais, músicas, entre outros…

Para começar, é necessário possuir uma conta Google. Caso tenha um e-mail da Gmail basta fazer login no Youtube e personalizar o seu canal. Tenha cuidado ao escolher o nome do seu canal, pois isso é algo que terá impacto no seu sucesso. Escolha um nome original e fácil de lembrar. Desta forma é mais fácil que os subscritores o reconheçam.

Publicar vídeos

Para começar a construir uma audiência, é necessário definir o tipo de conteúdos que vai publicar. Desde que cumpra as regras definidas pelo Youtube, pode publicar qualquer tipo de vídeos. Em todos os casos, recomenda-se que utilize uma câmara e um microfone de elevada qualidade. Caso tal não seja possível, não tem nenhum problema começar com equipamento de qualidade razoável.

Existem, por exemplo, canais de humor, tecnologia, maquilhagem, jogos e automóveis bastante generalistas com milhões de seguidores. É bastante difícil conseguir alguma relevância nestas áreas. A minha recomendação seria a escolha de um tema mais especifico. Por exemplo, caso tenha bastante interesse em jogos, pode escolher um jogo em que pretende apostar. Publique constantemente vídeos sobre esse jogo. Caso seja um jogo bastante popular, gradualmente verá as suas visualizações a aumentar e consequentemente, o número de subscritores.

Como conseguir mais subscritores

No início de qualquer canal no Youtube, a aquisição de subscritores é geralmente lenta e desmotivante. É nesta fase que muitos dos que tentam acabam por desistir. Para acelerar o processo deve desde logo partilhar os seus vídeos com os seus contactos atuais. Ou seja, nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e junto de amigos e familiares. Embora apenas deva conseguir angariar algumas dezenas de subscritores, estes serão importantes, pois estarão mais recetivos a partilhar os seus vídeos do que qualquer outra pessoa.

Após ter vários vídeos publicados e algumas visualizações, entre em contacto com canais do mesmo género e semelhante dimensão, com vista a formar parcerias e trocas de divulgação. Sempre que possível, interaja com o seu público. Responda a comentários, analise as estatísticas dos vídeos e perceba o que precisa melhorar.

Ganhe dinheiro com os vídeos

Para começar a ganhar dinheiro no youtube, existem alguns requisitos que deve cumprir. Para ser elegível a monetizar o canal deve ter no mínimo 1000 subscritores e 4000 horas de visualização nos últimos 12 meses.

São números bastante intimidadores para novatos, mas que na prática se podem ultrapassar com alguma dedicação. Estas restrições foram colocadas pelo Youtube com o intuito de reduzir a quantidade de canais spam e de baixa qualidade a ser constantemente criados.

Após ser aprovado para ganhar dinheiro, receberá pela quantidade de visualizações que os vídeos tenham. Os pagamentos são feitos mensalmente através de cheque ou transferência bancária caso atinja o valor mínimo de 70 euros. Se os ganhos mensais forem inferiores, o saldo atual passa automaticamente para os valores do mês seguinte.

Mais formas de ganhar dinheiro

Tal como referido no inicio do artigo, o Youtube permite que os utilizadores tenham imensa liberdade no tipo de conteúdos que publicam. Ou seja, mesmo com um pequeno canal pode ganhar dinheiro. Promovendo os seus serviços, demonstrando os seus produtos e vendendo publicidade a marcas por exemplo. Estas são apenas algumas ideias. Seja empreendedor e criativo.

Uma das formas mais populares para lucrar com pequenos canais, é entrando em contato com lojas de grande dimensão com vista a formar parcerias. Estas geralmente oferecem produtos. Tudo o que precisa fazer é um vídeo demonstrativo e publicidade à marca ou loja.

Cuidados a ter

Direitos de autor. Não copie nem utilize qualquer tipo de material que não consiga legalmente provar que está autorizado a utilizar. Para além de ser ilegal, está sujeito a que os autores dos mesmos reclamem todos os ganhos que teve nesse vídeo, mesmo que o conteúdo em questão apenas tivesse presente num pequeno excerto.

Caso o seu canal seja denunciado várias vezes, este poderá ser analisado pelo Youtube e mesmo terminado. Existem diversas fontes onde pode fazer download de músicas e imagens com licença livre, que permitem o seu uso comercial. Geralmente apenas é obrigado a fazer referência ao autor na descrição.

1 comentário em “Como ganhar dinheiro no Youtube”

Deixe um comentário