Alternativas gratuitas ao Microsoft Office

As ferramentas do Microsoft Office são das aplicações mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo. Porém, a sua utilização requer que pague uma licença. Pode utilizar gratuitamente todos os programas, visitando o site da Microsoft, e registando-se para que tenha assim acesso a um período experimental de um mês.

Caso ainda não conheça as alternativas, ficará surpreendido com a qualidade e as semelhanças destas. Todas elas têm versões semelhantes ao Word, ao Excel e ao PowerPoint.

LibreOffice

Provavelmente a alternativa mais conhecida e utilizada, o LibreOffice é totalmente compatível com os ficheiros do Microsoft Office. Além de ser completamente grátis, o seu código-fonte é aberto, permitindo assim que qualquer programador possa enviar melhorias, suportando assim actualizações constantes.

Funciona bem em vários sistemas operativos: Windows, Linux e Mac. É uma solução bastante completa que lhe permite realizar tarefas bastante complexas, caso seja necessário, como criar bases de dados e trabalhar com equações matemáticas.

Existem ainda milhares de extensões e templates no site oficial, que pode utilizar livremente, aumentando assim a sua rapidez e a eficácia.

Google Docs

Composto por três aplicações: Google Docs, Google Sheets e Google Slides. Esta poderosa ferramenta funciona completamente online, não existindo necessidade de instalar nada no seu computador. É extremamente fácil de utilizar e partilhar o seu trabalho.

Tem acesso a 15Gb’s de espaço de armazenamento completamente grátis e ainda acesso ao histórico de versões do seu trabalho, caso queira repor, por exemplo, uma versão anterior.

Pode ainda trabalhar em equipa, tendo apenas como limite 50 utilizadores em simultâneo. É também possível definir o que se pode visualizar e editar. Caso utilize a ferramenta sem estar ligado à Internet, qualquer documento que crie ou edite será sincronizado assim que voltar a existir conexão.

Zoho Office

Uma das maiores vantagens de utilizar o Zoho Office é a sua interface limpa e profissional. É simplesmente agradável de utilizar.

Tem recursos bastante interessantes, tais como, 5Gb’s de espaço de armazenamento para guardar o seu trabalho, chat em tempo real para comunicar mais facilmente com os seus colegas e ainda compatibilidade total com documentos do Microsoft Office.

OnlyOffice

Embora ainda não seja uma das alternativas mais populares é certamente uma das mais promissoras. O OnlyOffice promete ser tão poderoso como o Microsoft Office, porém grátis e de código aberto.

Em termos de desempenho é uma aplicação bastante estável e utiliza os mesmos formatos de ficheiro que o Microsoft Office. Ou seja, a edição de documentos do Word, por exemplo, é feita sem que perca nenhuma característica do documento.

A sua interface é bastante profissional e fácil de utilizar. Para utilizadores mais exigentes, existem versões e serviços pagos.

SoftMaker FreeOffice

Simples, efectivo e grátis. Se são estas as características que procura, o SoftMaker FreeOffice é certamente recomendado para você. Tem todas as funcionalidades típicas e a sua interface é bastante fácil de personalizar.

É também possível instalar a sua versão portátil numa PEN para que o possa utilizar em qualquer computador.

 

Deixe um comentário